Quem Somos

 

A Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo foi fundada em 1977.

O seu nome original era apenas Sociedade Brasileira de Retina, porque o Vítreo, naquela época, ainda não tinha um lugar de destaque nos estudos e nas diversas formas de terapia que hoje encontramos.

 

O início desta sociedade foi o resultado do encontro de colegas que, pouco a pouco,    foram se interessando mais especificamente pelos desafios desta área tão difícil e de  poucos resultados durante a década de sessenta. Poucos eram os recursos  disponíveis e muitas das patologias tratadas, atualmente, eram praticamente  desconhecidas.

Os cursos sobre Cirurgia de Deslocamento de Retina e os primeiros estudos sobre Angiografia Fluorescente foram o estímulo para que estes colegas se reunissem com mais frequência. Na década de setenta, a cirurgia vítrea aparece como a técnica que passaria a desafiar os resultados microscópios com nova profundidade de foco, permitindo que as trações vítreas e as complicações da retinopatia diabética vislumbrassem a possibilidade de reduzir os índices de cegueira no mundo.

Foi nesta mesma época que os oftalmologistas Joviano Rezende Filho, do Rio de Janeiro, Luiz Assumpção Osório, de Porto Alegre, Francisco Mais, de Campinas, Sérgio Cunha, de São Paulo, e Christiano Barsante, de Belo Horizonte, decidiram fundar a Sociedade Brasileira de Retina, durante o Congresso Brasileiro de Oftalmologia no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1977. Nesta ocasião, foi realizado um curso com o professor Charles Schepens, com audiência recorde para a época. Colegas de todo o país compareceram, registrando uma plateia de 250 participantes.

A SBRV tem a finalidade de consolidar e difundir ensinamentos científicos, oferecendo aos associados o espírito de união e consagração da categoria. A medicina da sociedade é de primeira linha, igualando-se aos grandes centros internacionais. A SBRVdestaca-se pela assiduidade na participação dos seus membros nos cursos e reuniões que se seguem, desde a sua fundação. Todos os presidentes que a dirigiram tiveram a preocupação de organizar cursos e congressos, oferecendo uma atualização dos assuntos mais oportunos, convidando colegas internacionais que pudessem agregar sua experiência, com intercâmbio, inclusive de técnicas e culturas.

 

Diretoria Gestão 2015- 2017

 

           
                 
Acácio Muralha Neto
Presidente
      Magno Antônio Ferreira
Vice-presidente
      Maurício Maia
Primeiro Secretário
                 
                 
             
                 
Arnaldo Furman Bordon
Segundo-secretário
      Osias Francisco de Souza
Tesoureiro
       

 

Vice-presidentes Regionais

 

           
                 
Miguel Hage Amaro
Norte
      André Castelo Branco
Nordeste
      Alexandre Taleb
Centro-Oeste
                 
                 
             
                 
Paulo Mello Filho
Sudeste
      Luiz de Aguiar Marques
Sul
       

 


Diretoria

 

           
                 
Silvana Vianello
 Comunicação
      Eduardo Rodrigues
Publicação
      Jorge Rocha
Curso
                 
                 
             
                 
Leandro Zacharias
Assuntos Internacionais
      Mauro Goldbaum
Assuntos Profissionais
      Antônio Casella
Conselho Fiscal 
                 
                 
               
                 
Álvaro Hilgert
Conselho Fiscal
               



Patronos CBO Alcon Allergan Genom Johnson & Johnson Latinofarma